sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Porque?

Só sabe, quem vive! É muito gostoso escolher acabamentos, mas muitas coisas dão errado! uma coisa que sobra aqui, uma coisa que falta ali... uma entrega que atrasa! Ufa... com certeza um "Deus nos acuda"...
ENTENDA: Não reforme se morar no lugar! Se tiver um único banheiro então...xíiiii! Repense tudo!
Eu sou arquiteta, beirando os 30, solteira, independente e as coisas começaram assim:
Meu apartamento é financiado. Havia pago já 22 mil do financiamento de 50. Para quitar, bastaria pouco mais de 30 mil e meu imóvel comprado em 2007 por 70 já podia ser vendido por 180. Um apartamento que muito me foi útil de 2010 (data que me entregaram a chave) à 2013 (quando já pensava em trocar de imóvel). No inicio de 2014 a pia de plástico (ah não vem falar pra mim não que o material é outro porque no Memorial Descritivo está assado, mas pra mim é claramente um plástico!) já me incomodava com as manchas de extrato de tomate que impregnava por toda a superfície e o pretinho básico instalado pela água no silicone mal passado nas frestas com a parede (um horror).
Eu fiz algumas pesquisas de mercado pra imóveis com um certo "UP grade". Pensei em trocar dois quartos por um, já que em 3 anos de morada, o meu quarto de visitas que tinha duas camas de solteiro, só havia sido usado umas 4 ou 5 poucas vezes. Uma ou duas dessas vezes com as duas camas ocupadas simultaneamente.
Queria que houvesse disponível a minha vaga de estacionamento mais uma para visitantes (vagas cobertas - porque quem conhece a MRV sabe que os estacionamentos são apenas demarcados em um pátio), área de lazer privativa (melhor se fosse no Belvedere, era a minha vontade do momento), mas entendi que precisava cair na real porque profissional assalariada não iria naquele momento fazer aparecer mais de meio milhão de reais pra adquirir um novo patrimônio, talvez volátil! Volátil porque com 1 quarto, só vieram as questões: e se viesse o marido? as crianças? e se revender se transformasse em um martírio? Parti pra opção 3 quartos! 2 vagas cobertas, área de lazer com piscina e churrasqueira coletiva. Me dei conta que mais uma vez o que eu procurava estava fora da realidade. Eu queria um "ATENAS" da gran lider compactado! queria 3 suítes, sala de jantar, varanda gourmet com jacuzzi  (Só Deus pra me entender!). Cheguei a encontrar um apartamento razoável, (já que o gás e a água não era medição individual - e pra um prédio recém construído eu imaginava ser uma afronta tudo ser coletivo - queria o condomínio mais barato que pudesse existir).
Conta vai, conta vem, simulações de financiamento em vários bancos, várias análises de taxas de juros, debates com os amigos que já tinham alcançado seus sonhos, coloquei o apezinho da MRV à venda, até que então, num estalar de idéias, CANCELEI TUDO!
Prestação alta, mesmo abatendo o  saldo devedor, com a entrada da venda, oferecendo o carro... ainda assim faltaria 60 mil para o financiamento ser aprovado com a renda que eu tinha. (nessa hora eu travava uma briga eterna com o analista financeiro que arrumei, ele é consultor imobiliário da caixa e no final das contas a única coisa que consegui foi um amigo de zap zap, o Luis Fernando me sugeria compor renda! - Sem comentários... Flávio Maia até se ofereceu mas eu mandei ele ir compor renda com uma tal de Jéssica, carmas de amores mal resolvidos do passado).
Que nem com milagre!
Eu havia encontrado um apartamento de 450 mil reais no bairro Ouro Preto! Bem na época da copa do mundo - Alemanha 7 x Brasil 1 (seria o caso de eu segurar uns meses a negociação?)
A Cozinha foi o ponto de partida. Ela que era americana perdeu o balcão e ganhou meia parede em draywall, já que eu tinha enfiado na cabeça que a todo custo queria um escorredor de louças embutido no armário e para embutir esse escorredor não existia parede!

Então, eu fiz ela existir!

Família aflita...eu disse: vou reformar a cozinha. E desse dia pra cá a reforma da cozinha virou também do
banheiro, do quartos, da sala, da vida!

A CEF me disponibilizou um crédito de 30 mil  que quando terminar de ser pago vai ter se transformado 
em 70! (Eu brinco que tenho agora, dentro de casa um Jetta 2014... Belo Carro!)
É... minhas amigas, meus amigos.... nada nessa vida é fácil... dureza pura! O Famoso CONSTRUCARD. Aceito pra quase tudo, de menos mão de obra!

Só de recursos próprios foram em 4 meses 7 mil reais de mão de obra. Pagos com enorme satisfação porque jamais imaginaria que conseguiria um pedreiro com tamanha competência e dedicação. O Eraldo!

Ele cobrou cerca de 2 mil pela reforma da cozinha, 3 pela reforma do banheiro e 2 pela pintura.

O escopo do serviço dele foi:

COZINHA:
- Remoção do revestimento cerâmico das paredes;
- Remoção da pia e tanque originais da construtora;
- Instalação das bancadas em granito seca e molhada;
- Emassar, impermeabilizar e pintar de branco as paredes;
- Instalar novas tomadas elétricas e troca do quadro de distribuição de energia;

BANHEIRO
- Remoção de todo o revestimento cerâmico das paredes e piso;
- Remoção do forro de gesso (porque eu queria um forro novo com tabica - sisma);
- Instalação da cerâmica nova nas paredes e nos pisos;
- Instalação da bancada de mármore;
- Instalação das luminárias (porque eu fiquei 3 anos só com as lâmpadas nos bocais - penúria);

PINTURA
- Pintura das paredes da sala, corredor e quarto de casal com uma tinta rosa - que seria colonial e no final das contas por causa da variação de luz, sim ela muda de cor...aprendi que a tal da cor é uma matéria recheada de mistérios que merecem especialização, aff, aka, se eu te contar que teria sido mais prático e menos frustante colar papel de parede na casa toda "c" não acredita!;
(o quarto de hóspedes instalei papel de parede em toda a parede sobre pintura velha mesmo, como o Eraldo tinha mexido no teto desse quarto ele acabou lixando e tampando umas trincas antigas do gesso da parede).
- Passar massa corrida no teto dos quartos, sala e cozinha e pintar de branco.

Os primeiros trabalhos foram com o gesso. A parede de Drywall foi feita por 500,00 no VISA de 2x. Eu olhei 3 fornecedores mas um não parcelava, o outro não instalava sábado, fui pelo menor preço mas também pelo melhor benefício.

São juros altos, a dívida dobra de valor, mas fico pensando... minha reforma durou 6 meses e eu a todo segundo contava as horas pra tudo acabar, tudo ficar limpo, não ter mais barulho - a máquina que corta faz uma zoeira irritantemente insuportável... imagine quem passa a vida inteira com tudo isso, sem fim. Na minha opinião se não fosse assim, não seria nunca, porque eu não suportaria, eu nunca teria condições de ter o que eu desejava. E agora estou regrando as saídas, as festanças, estou em tempos de vacas magras. A Família (mãe, pai, tias, primas) não entende, às vezes se chateiam por uma coisa ou outra, mas enquanto não pagar tudinho que eu devo não sossego. Tenho muitas crônica para contar! Foram muitas dificuldades e surpresas, desafios, recompensas e amigos feitos. Acompanha aqui, vou começar pela cozinha!

 O pessoal do gesso colocou perfis duplos, porque eu tinha falado que iria pendurar armários.
 Havia uma pedra de ardósia em cima da mureta que eu mesma retirei, ela já estava um pouco solta na ponta e não foi muito difícil de remover. Só puxei e ela saiu. Mas a bicha é pesada viu!



O pessoal da instalação fez o serviço bem rapidinho, mas deixou uma sujeira brava! Minha casa ficou toda vermelha. Era pó xadrez da linha de prumo deles, e o menino conseguiu sujar alám da cozinha, a sala e até o banheiro com esse pó vermelho. Sorte minha que ia mudar o piso e pintar a parede... recomendo fiscalizar o material do seu fornecedor e preparar sua casa com papelão para ele pisar, já que se eu não fosse pintar nem colocar outro piso iria ter um trabalho danado pra eliminar esse pó xadrez vermelho.




 Depois dos montantes em alumínio que o menino cortava com alicate e nem fazia barulho, ele colocou as chapas de Dray wall.
Acredita que eu pensava que ele deixava bonito com massa e pintado? Bem alguns prestadores de serviço oferecem essa opção, outros não. A maioria deles não oferece acabamento. Confira isso no orçamento! Eu como fiz mais de um consegui ver essa diferença pois o mais caro cobria a mão de obra de massa e pintura e entregava tudo certinho.

Depois da montagem, eles passam essa fita nas juntas.





E por cima das fitas uma massa pra esconde-la e esconder também os parafusos que prendem a placa de gesso acartonado no perfil de alumínio (montante).



Meu apartamento ficou assim por alguns dias, até eu conseguir chamar o pedreiro e pegar o crédito do construcard.

Um comentário:

  1. parabéns pelo blog! tá super bacana! continue postando! comprei o meu e vc tem me dado algumas inspirações (ainda q só inspirações pq o meu tá na planta!) show de bola!

    ResponderExcluir