segunda-feira, 5 de junho de 2017

 Eu simplesmente sou apaixonada por esse granito: Café imperial, ele tem uns risquinhos brilhantes que são lindos. Quando resolvi trocar a pia de plástico por uma de pedra natural, encomendei com o Alessandro, na marmoraria Gran House em Contagem, essa peça inteira que tinha dois bojos de aço inox, um de tanque com esfregão e o outro da marca Franke pra cozinha. A rodabanca e a rodopia foram baixinhas 10cm e foi escolha dos meninos da marmoraria (o sócio do Alessandro, Felipe Tirone também me ajudou com a peça). Escolha minha mesmo foi o frontão de pastilhas. Cada placa tinha 30x30cm misturando peças de 1cm em vidro e pedra natural. Mas o efeito que deu encaixadas na parede, eu não consegui ver na peça exposta na loja. Ela faz um desenho de seta, zig zag, depois dessas sempre vou colocar mais de uma peça lado a lado para ver o desenho que forma, nem que seja em foto se a loja não tiver mais de uma peça disponível. Repara que as primeiras peças foram viradas e fizeram a seta para cima, enquanto as peças da torneira DECA com filtro estão fazendo seta para o lado da janela.

Eu tive a oportunidade de escolher a madeira no tom das pastilhas pra fazer os armários de cozinha, mas acabei ficando com o branco mesmo. 

 O pessoal que montou os armários pra mim, são tão espertos em trabalhar que para fazer a porta do armário abrir, amassaram a janela de alumínio.... solução fácil né? Funcionários da Planejar Interiores, em frente ao Shopping Del Rey, no conjunto BH Decor.

Para escolher a tinta da sala, comprei as latinhas tira teima pois estava muito indecisa. O escolhido foi o rosa mais claro. O rosa mais escuro chama Rosa Colonial, todos da Coral.

 Os espelhos elétricos que eu escolhi foram esses begezinhos, fofos, com miolinho branco e bordinha arredondada. São caros, e a peça branca é vendida separada. Tem vários padrões, de tomada dupla, tripla, tv a cabo, cega, pra interruptor de tomada individual, misturando tomada com interruptor. Achei muito legal e funcional, além de lindo!!! super combinou com as pastilhas
O forro de gesso da sala, ganhou um cortineiro e 5 spots, foi emassado e pintado pelo meu pedreiro Eraldo. Porque a JH Gessos só entregou as placas penduradas e com a junta de dilatação. Achei muito fofa a parede rosa com o teto branco. O branco quebrou um pouco o rosa. Eu me mudei e sinto saudades dessa sala rosa, ainda penso em pintar o apartamento novo com a mesma tinta.

 A bancada oposta a pia e tanque é a do cok top. Gente, vamos falar a verdade quem conhece um cok top instalado na pedra nunca mais vai querer fogão de piso, nem que seja chef inox brastemp duplo forno... que praticidade. Recomendo sempre fazer assim. Muito prático pra cozinhar e muito mais fácil de limpar.
 No quarto, o Eraldo (meu pedreiro) abriu uma tomada nova para a TV, puxando uma extensão do fio pela caixa de luz (a tomada estava embaixo dela) Eu acho os pontos de elétrica da MRV bem fraquinhos em quesito layout... o quarto não dispõe de espaço para colocar tv no piso com rack e a tomada é baixa.... eita!!!
 Na cozinha, pra nivelar o piso com a sala a argamassa foi mais grossa que precisava (e gastei muito mais dinheiro com essa brincadeira) mas não teve demolição. Sobrecolocamos uma peça na outra.
 No banheiro, ao fazer a rodobanca, pela altura da junta do porcelanato da parede ficou um filetinho fino que acabou quebrando, mas o Eraldo retocou pra mim igual mágica que ficou imperceptível.
Outra empresa fez o fechamento em Dry Wall pra mim na meia parede que dividia a sala com a cozinha. (não foi a JH Gessos). Eles me cobraram 1.000,00 pelo serviço de montagem sem o acabamento de argamassa e pintura. Fizeram uma janela de alumínio com reforço pro armário aéreo para depois colocarem a chapa de gesso acartonado. Pensa no apartamento completamente branco de pó de gesso! pois é, nunca imaginei que fosse sujar tanto...

 Eu achei que iria conseguir reformar o apartamento ao longo dos anos com meu próprio salário, mas com meu próprio salário foi só esse fechamento mesmo que consegui fazer. A paciência não deixou ver o apartamento todo zoneado e eu peguei um empréstimo de 30 mil na Caixa pelo Construcard.
Olha a pia de plástico ai que linda... só que não... ela ficava vermelha quando eu fazia comida com molho de tomate...mas me serviu muito bem o período que não tinha outra.
 Já finalizado o fechamento do vão com gesso. Repare no revestimento cerêmico da cozinha até meia parede... nesse caso a cerâmica foi toda removida e aplicado sika (impermeabilizante) uma caixa de pó branco que misturado com água aplica com brocha como se fosse tinta, pra não deixar passar umidade.
 Aqui a cerâmica retirada, ainda sem aplicação do impermeabilizante
 Toda a cerâmica retirada foi reaproveitada pelo pedreiro em outro local ele separou, armazenou adequadamente com todo cuidado e eu doei as peças pra ele. Toda a demolição desse apartamento foi reutilizada.
Eu testei as tintas em lugares diferentes do apartamento pra ver como a luz natural ia interferir e também pra ver a combinação entre duas cores. Eu não queria pintar o apartamento todo da mesma cor.
Até o chumbador secar, a pedra foi sustentada pelos barrotes de madeira que eu comprei na madeireira e pedi para cortarem na medida que o Eraldo passou.
Alguns dias a parte de baixo da bancada foi depósito de lata de tinta
Essa caixa amarela é o impermeabilizante que passamos nas paredes onde tiramos as cerâmicas. Foram 6 caixas.
 Aqui já preparada para receber a tinta, embaixo da argamassa foi feita a aplicação de sika (impermeabilizante) A caixa de luz era bege e opaca, e grande, as chaves ocupavam só a metade dela. Eu troquei por uma de tampa transparente e menorzinha. Cuidei de todos os detalhes.
A obra andando e eu usando a casa... não teve outro jeito!  Mamãe fazendo comidinha pra mim depois de acompanhar a instalação do forro de gesso que durou 3 dias. Rebaixei todo o apartamento colocando tabica nos encontros com paredes, puxando pontos de iluminação e colocando cortineiros nos quartos e sala.
Pro banheiro, fizemos o mesmo trabalho com a cozinha, só que aqui tiramos também o piso pois ele já era nivelado com o corredor e ficaria mais alto se colocássemos por cima, ainda mais que a espessura do porcelanato por ser peça maior era mais alto... Cada duas peças dessa branca da parede gastou 1 dia para colocar pois precisava esperar secar pro peso da outra não arrancar a que já tinha sido colocada. Experiência de pedreiro faz cada coisa... e inexperiência de arquiteta recém formada... levou 1 semana só de parede de banheiro com esse porcelanato gigante. Tudo porque eu queria algo mais uniforme com pouco rejunte pra limpar...
O lustre foi instalado antes de terminar com a limpeza da reforma e acabou pegando poeira. Uma recomendação é: só instale lustres com a casa em ordem, tudo no lugar e limpo.

Um comentário: